No ano de 1903 devido as diferenças quanto a forma de agir fizeram com que os membros do partido POSDR a se dividir em dois grupos básicos:
Lênin

Bolcheviques: tinham a liderança de Lênin, pregavam que os trabalhadores somente chegariam ao poder através de uma luta revolucionária. Defendiam a formação de uma ditadura do proletariado, na qual fosse representada também a classe camponesa. Como esse grupo obteve mais adeptos, ficou conhecido como bolchevique, que significa maioria. Trotsky, que primeiramente não se filiou a nenhum grupo, aderiu aos bolcheviques mais tarde.


Martov

Mencheviques: tinham a liderança de Martov, pregavam que participando normalmente das atividades políticas, os trabalhadores podiam conquistar o poder. Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para se dar início efetivo à ação revolucionária. Como esses membros tiveram menos votos em relação ao outro grupo, ficaram conhecidos como mencheviques, que significa minoria.

date segunda-feira, 19 de abril de 2010

0 comentários to “A divisão do Partido: bolcheviques e mencheviques”

Leave a Reply: